terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cachoeira Véu da Noiva, Cubatão

Véu da Noiva

 A cachoeira Véu da Noiva está localizada no Parque Estadual do Perequê na cidade de Cubatão, São Paulo. O Parque é uma excelente opção para quem gosta de trekking, já que oferece uma trilha com grau de dificuldade média, que dura cerca de 4 horas ida e volta. Após cerca de 15 minutos de trilha a partir da entrada do parque é necessário atravessar um pedaço do Rio Perequê para poder prosseguir viagem rumo a cachoeira de mais de 60 metros de altura. No caminho há diversas piscinas naturais onde se pode dar uma refrescada e ajudam a tornar o trekking mais empolgante, além de fornecer água potável para beber. A trilha fica situada na Serra do Mar, onde a biodiversidade é muito rica e a água é abundante.


Durante a trilha encontramos alguns poços bons para banho
A caminhada dura em torno de 1 hora e meia a 2 horas, beirando o rio Perequê, em meio a Mata Atlântica, com muitas pedras e trecho com cordas como ponto de apoio em rochas para garantir a segurança. Para quem deseja tornar o passeio mais radical com o equipamento certo e experiência é possível chegar ao topo da cachoeira e desce-la de rapel.

 Fotos: Rudá Biondi

Pedra da Macela

Vista 180° do topo
A pedra da macela está localizada a 1.840 metros de altitude na cidade de Cunha-São Paulo e é um dos lugares mais visitados da cidade. Fica na divisa do estado de São Paulo e Rio de Janeiro dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Do topo tem-se uma vista espetacular de 360° do mar de morros que se estende pela região. Também pode-se avistar as baías da Ilha Grande e  Angra dos Reis, além da cidade de Paraty. No local existe uma antena transmissora de sinais de rádio mantida por Furnas para comunicação com a  Usina Nuclear de Angra dos Reis. Não possui nenhuma Infra-estrutura de visitação como banheiros ou quiosques para compra de águas e alimentos por isso é bom levar o próprio lanche para poder desfrutar melhor o momento, e não esquecer das sacolas plásticas para recolher o lixo.

Para chegar na pedra você deve pegar a antiga estrada que liga Cunha a Paraty, no K 65 após uma curva existe uma entrada para outra pequena estrada cascalhada. A partir daí são 4 Km até a porteira de Furnas onde se deve estacionar o carro e seguir apé por estrada asfaltada. São cerca de 2 Km de subida bastante íngreme. O tempo de caminhada dura por volta de 40 a 60 minutos dependendo do pique de subida.No topo há escampados para camping, caso queira passar a noite lá, sendo necessário ir com equipamentos adequados.

 FOTOS: Rudá Biondi